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Cristal Bittencourt

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Publicado em:
30 de outubro de 2013

girafa.redimensionada

O Facebook e a homogeneização das fotos do perfil

As pessoas precisam se sentir incluídas para serem felizes. Precisam fazer parte de um grupo, de uma tribo, se sentirem parte de um todo. Pelo menos é isso que a psicanálise diz. Principalmente em relação aos jovens, já que é quando temos pouca idade que essa necessidade mais se evidência.

E que lugar melhor pra isso surgir com toda a força do quê em uma rede social em que estamos todos conectados diariamente? Postando fotos dos nossos melhores momentos, conversando com os amigos, desabafando e opinando sobre tudo? O Facebook, ou melhor, o “nosso facebook” como às vezes a gente acaba chamando (e que no fundo não tem nada de nosso) virou nossa maior vitrine. Aquela que explica pra sociedade o que a gente é.

Mas o quê que isso tudo tem a ver com a girafa? Bom, se todo mundo tá virando girafa, porque não entrar na brincadeira e virar também? Foi assim no Dia das Crianças, quando todo mundo entrou numa máquina do tempo e de repente voltou a ter bumbum de bebê e bochechas rosadas.

Já viu todo mundo virando girafa, mas não sabe que história é essa? A gente te mostra:

Esse é o Jogo da Girafa:
Como funciona: vou propor a você uma charada. Se você acertar, pode manter a sua foto de perfil. Se errar, vai ter que mudar a sua foto do perfil para a de uma girafa pelos próximos 3 dias.
Atenção: mande a resposta só pra mim, por mensagem.
Eis a charada: são 03:00, a campainha toca e você acorda. Visitantes inesperados: são seus pais e eles estão lá para o café da manhã. Você tem geleia de morango, mel, vinho, pão e queijo. Qual é a primeira coisa que você abre?
Lembre-se: mande a mensagem só PRA MIM. Se você acertar eu vou postar o seu nome e seu acerto aqui. Se você errar, mude a sua foto do perfil.
Perceberam que eu tive que mudar minha foto? Pois é…

A julgar pela nova “cara” das pessoas na timeline, a maioria errou a resposta do jogo criado pelo americano Andrew Strugnell. Mas de que adianta acertar se isso não deixa as pessoas verem que você também participou da brincadeira?

Dizem que se não está no Google, é porque não existe. Se não tem vídeo no Youtube, é porque não aconteceu. E a situação se repete com o Facebook, dessa vez diretamente com a nossa vida.

Você adora cachorros? Então, segundo a lógica da rede social, você precisa apoiar a invasão do Instituto Royal e o resgate dos beagles.

Você joga vídeo game? Ah, então você tem que reclamar do preço do PS4 no Brasil!

Você trabalha com design? Então é sua obrigação criticar a peça da C&A com a Preta Gil sem ombros.

E falar mal da Porta dos Fundos nem pensar, hein? É assinar carteirinha de pária social.

________________________

Texto originalmente publicado aqui, escrito por mim para o blog da CDLJ.

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O Facebook e a homogeneização das fotos do perfil

As pessoas precisam se sentir incluídas para serem felizes. Precisam fazer parte de um grupo, de uma tribo, se sentirem parte de um todo. Pelo menos é isso que a psicanálise diz. Principalmente em relação aos jovens, já que é quando temos pouca idade que essa necessidade mais se evidência.

E que lugar melhor pra isso surgir com toda a força do quê em uma rede social em que estamos todos conectados diariamente? Postando fotos dos nossos melhores momentos, conversando com os amigos, desabafando e opinando sobre tudo? O Facebook, ou melhor, o “nosso facebook” como às vezes a gente acaba chamando (e que no fundo não tem nada de nosso) virou nossa maior vitrine. Aquela que explica pra sociedade o que a gente é.

Mas o quê que isso tudo tem a ver com a girafa? Bom, se todo mundo tá virando girafa, porque não entrar na brincadeira e virar também? Foi assim no Dia das Crianças, quando todo mundo entrou numa máquina do tempo e de repente voltou a ter bumbum de bebê e bochechas rosadas.

Já viu todo mundo virando girafa, mas não sabe que história é essa? A gente te mostra:

Esse é o Jogo da Girafa:
Como funciona: vou propor a você uma charada. Se você acertar, pode manter a sua foto de perfil. Se errar, vai ter que mudar a sua foto do perfil para a de uma girafa pelos próximos 3 dias.
Atenção: mande a resposta só pra mim, por mensagem.
Eis a charada: são 03:00, a campainha toca e você acorda. Visitantes inesperados: são seus pais e eles estão lá para o café da manhã. Você tem geleia de morango, mel, vinho, pão e queijo. Qual é a primeira coisa que você abre?
Lembre-se: mande a mensagem só PRA MIM. Se você acertar eu vou postar o seu nome e seu acerto aqui. Se você errar, mude a sua foto do perfil.
Perceberam que eu tive que mudar minha foto? Pois é…

A julgar pela nova “cara” das pessoas na timeline, a maioria errou a resposta do jogo criado pelo americano Andrew Strugnell. Mas de que adianta acertar se isso não deixa as pessoas verem que você também participou da brincadeira?

Dizem que se não está no Google, é porque não existe. Se não tem vídeo no Youtube, é porque não aconteceu. E a situação se repete com o Facebook, dessa vez diretamente com a nossa vida.

Você adora cachorros? Então, segundo a lógica da rede social, você precisa apoiar a invasão do Instituto Royal e o resgate dos beagles.

Você joga vídeo game? Ah, então você tem que reclamar do preço do PS4 no Brasil!

Você trabalha com design? Então é sua obrigação criticar a peça da C&A com a Preta Gil sem ombros.

E falar mal da Porta dos Fundos nem pensar, hein? É assinar carteirinha de pária social.

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Texto originalmente publicado aqui, escrito por mim para o blog da CDLJ.

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Palestras

Social Media Week – São Paulo 2016
O empoderamento feminino na publicidade (e sua influência no ambiente digital).

35º Web Hour – 3ª Arena
O empoderamento feminino na publicidade.

WordCamp São Paulo 2015
Workflow da criação de conteúdo: do planejamento ao post.

Seminário na Faculdade de Administração da UFBA
Redes sociais: sua real importância no mercado publicitário brasileiro.

WordCamp Salvador 2014
Workflow da criação de conteúdo: do planejamento ao post.

Semana de Comunicação da UNIFACS
Planejamento de conteúdo e redes sociais digitais.

Semana da Comunicação – Faculdade da Cidade 
Redes Sociais – Qual a sua real importância?

Experiência

Gerente de Projetos Digitais -Rocha Comunicação
Agosto de 2016 – Até o momento
Gerenciamento de todos os projetos digitais e sua integração com o offline. Coordenação da equipe de criação digital e planejamento de ações voltadas para o online e compra de mídias digitais.

Editora e Administradora – Apaixonados por Séries
Abril de 2009 – Até o momento
Administração, redação e edição do site especializado em séries, fundado em junho de 2009 e que já acumula mais de 15 milhões de pageviews, 5 milhões de visitas e 3milhões de visitantes únicos. Hoje conta com mais de 25 mil pageviews diários.

Professora de Pós-Graduação – Faculdade da Cidade do Salvador
Outubro de 2012 – Setembro de 2013 / Março de 2016 – Agosto de 2016
Disciplinas: Comunicação e Marketing Estratégico em Mídias Sociais e Métricas e Monitoramento em Redes Sociais.

Coordenadora do Núcleo Web – Yayá Comunicação Integrada
Abril de 2012 – Agosto de 2016
Planejamento e análise de campanhas online. Produção de relatórios de monitoramento de redes e sites. Coordenação do núcleo web.

Analista de Mídias Sociais – DMI Interactive Advertising Agency
Outubro de 2011 – Janeiro de 2012

Freelancer – Mídias sociais e Produção de Conteúdo – Equilibra Digital
Setembro de 2011 – Outubro de 2011
Produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Trainee – Engenho Novo
Setembro de 2010 – Novembro de 2010

 

Confira o perfil completo no LinkedIn.

 

 

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