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Cristal Bittencourt

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Publicado em:
30 de outubro de 2013

O Facebook e a homogeneização das fotos do perfil

As pessoas precisam se sentir incluídas para serem felizes. Precisam fazer parte de um grupo, de uma tribo, se sentirem parte de um todo. Pelo menos é isso que a psicanálise diz. Principalmente em relação aos jovens, já que é quando temos pouca idade que essa necessidade mais se evidência.

E que lugar melhor pra isso surgir com toda a força do quê em uma rede social em que estamos todos conectados diariamente? Postando fotos dos nossos melhores momentos, conversando com os amigos, desabafando e opinando sobre tudo? O Facebook, ou melhor, o “nosso facebook” como às vezes a gente acaba chamando (e que no fundo não tem nada de nosso) virou nossa maior vitrine. Aquela que explica pra sociedade o que a gente é.

Mas o quê que isso tudo tem a ver com a girafa? Bom, se todo mundo tá virando girafa, porque não entrar na brincadeira e virar também? Foi assim no Dia das Crianças, quando todo mundo entrou numa máquina do tempo e de repente voltou a ter bumbum de bebê e bochechas rosadas.

Já viu todo mundo virando girafa, mas não sabe que história é essa? A gente te mostra:

Esse é o Jogo da Girafa:
Como funciona: vou propor a você uma charada. Se você acertar, pode manter a sua foto de perfil. Se errar, vai ter que mudar a sua foto do perfil para a de uma girafa pelos próximos 3 dias.
Atenção: mande a resposta só pra mim, por mensagem.
Eis a charada: são 03:00, a campainha toca e você acorda. Visitantes inesperados: são seus pais e eles estão lá para o café da manhã. Você tem geleia de morango, mel, vinho, pão e queijo. Qual é a primeira coisa que você abre?
Lembre-se: mande a mensagem só PRA MIM. Se você acertar eu vou postar o seu nome e seu acerto aqui. Se você errar, mude a sua foto do perfil.
Perceberam que eu tive que mudar minha foto? Pois é…

A julgar pela nova “cara” das pessoas na timeline, a maioria errou a resposta do jogo criado pelo americano Andrew Strugnell. Mas de que adianta acertar se isso não deixa as pessoas verem que você também participou da brincadeira?

Dizem que se não está no Google, é porque não existe. Se não tem vídeo no Youtube, é porque não aconteceu. E a situação se repete com o Facebook, dessa vez diretamente com a nossa vida.

Você adora cachorros? Então, segundo a lógica da rede social, você precisa apoiar a invasão do Instituto Royal e o resgate dos beagles.

Você joga vídeo game? Ah, então você tem que reclamar do preço do PS4 no Brasil!

Você trabalha com design? Então é sua obrigação criticar a peça da C&A com a Preta Gil sem ombros.

E falar mal da Porta dos Fundos nem pensar, hein? É assinar carteirinha de pária social.

________________________

Texto originalmente publicado aqui, escrito por mim para o blog da CDLJ.

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30 de outubro de 2013

O Facebook e a homogeneização das fotos do perfil

As pessoas precisam se sentir incluídas para serem felizes. Precisam fazer parte de um grupo, de uma tribo, se sentirem parte de um todo. Pelo menos é isso que a psicanálise diz. Principalmente em relação aos jovens, já que é quando temos pouca idade que essa necessidade mais se evidência.

E que lugar melhor pra isso surgir com toda a força do quê em uma rede social em que estamos todos conectados diariamente? Postando fotos dos nossos melhores momentos, conversando com os amigos, desabafando e opinando sobre tudo? O Facebook, ou melhor, o “nosso facebook” como às vezes a gente acaba chamando (e que no fundo não tem nada de nosso) virou nossa maior vitrine. Aquela que explica pra sociedade o que a gente é.

Mas o quê que isso tudo tem a ver com a girafa? Bom, se todo mundo tá virando girafa, porque não entrar na brincadeira e virar também? Foi assim no Dia das Crianças, quando todo mundo entrou numa máquina do tempo e de repente voltou a ter bumbum de bebê e bochechas rosadas.

Já viu todo mundo virando girafa, mas não sabe que história é essa? A gente te mostra:

Esse é o Jogo da Girafa:
Como funciona: vou propor a você uma charada. Se você acertar, pode manter a sua foto de perfil. Se errar, vai ter que mudar a sua foto do perfil para a de uma girafa pelos próximos 3 dias.
Atenção: mande a resposta só pra mim, por mensagem.
Eis a charada: são 03:00, a campainha toca e você acorda. Visitantes inesperados: são seus pais e eles estão lá para o café da manhã. Você tem geleia de morango, mel, vinho, pão e queijo. Qual é a primeira coisa que você abre?
Lembre-se: mande a mensagem só PRA MIM. Se você acertar eu vou postar o seu nome e seu acerto aqui. Se você errar, mude a sua foto do perfil.
Perceberam que eu tive que mudar minha foto? Pois é…

A julgar pela nova “cara” das pessoas na timeline, a maioria errou a resposta do jogo criado pelo americano Andrew Strugnell. Mas de que adianta acertar se isso não deixa as pessoas verem que você também participou da brincadeira?

Dizem que se não está no Google, é porque não existe. Se não tem vídeo no Youtube, é porque não aconteceu. E a situação se repete com o Facebook, dessa vez diretamente com a nossa vida.

Você adora cachorros? Então, segundo a lógica da rede social, você precisa apoiar a invasão do Instituto Royal e o resgate dos beagles.

Você joga vídeo game? Ah, então você tem que reclamar do preço do PS4 no Brasil!

Você trabalha com design? Então é sua obrigação criticar a peça da C&A com a Preta Gil sem ombros.

E falar mal da Porta dos Fundos nem pensar, hein? É assinar carteirinha de pária social.

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Texto originalmente publicado aqui, escrito por mim para o blog da CDLJ.

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Advertising

Experience

Mídia Online – Morya Comunicação Omnicom Group
Jan 2018 – Present
I currently work as a Digital Media Specialist at Morya Brazil | ABC/Omnicom Group. In my day by day activities, not only I manage expressive online campaigns but also help building bridges between agency and digital vehicles. Core responsibilities include:

– Creating and managing Facebook Ads, Instagram Ads and Google Ads advertising campaigns.

– Pitching new ideas and possibilities to the Creation and Content teams, aiming to work with niche paid ads as Waze and Spotify.

– Delivering monthly reports, focused on growth, ROI and campaign analysis, comparing meaningful results.

– Working closely with media planning and management tools such as TGI, Hootsuite and MavSocial.

By working remotely in Toronto, I can continue with my job duties while I’m able to bring new trends for Brazil’s advertising campaigns and social media strategies.

Centro Universitário Jorge Amado – Teacher
Aug 2017 – Jul 2018
Worked part-time as a postgrad professor in the Social Media program, teaching the course Digital Marketing Principles.

Gerente de Projetos Digitais – Rocha Comunicação
Aug 2016 – Jan 2018
Worked as head of digital in a traditional agency, planning and managing campaigns, strategizing and buying media throughout brand management.

– Created and developed the digital strategy across all digital platforms, analyzing the scenario and foreseeing new possibilities.

– Planned content, approaches, and actions, focused on a better understanding of buyer personas to make the right choices in all main social media, such as Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Spotify and LinkedIn.

– Managed a digital staff of professionals, working directly with social media, content creation, data science and web design.

– Researched activity about consolidated and new digital influencers, recruiting and evaluating the best assets for digital strategies.

– Experienced a day by day practice with digital marketing tools such as Sprout Social, Stilingue, Facebook’s Power Editor, Twitter Native Platform, Feedly, Hootsuite, Google Analytics, Google Keyword Planner, Evernote, and Slack.

Professora de Pós-Graduação – Faculdade da Cidade do Salvador
Oct 012 – Aug 2016
Worked part-time as a postgrad professor in the Strategic Marketing and Communication program, teaching the courses:

– Communication and Strategic Marketing in Social Media
– Metrics and Monitoring in Social Media

Coordenadora do Núcleo Web – Yayá Comunicação Integrada
Apr 2012 – Aug 2016
Responsible for managing a four-person team and coordinating all digital marketing initiatives for the agency.

– Developed and managed online marketing campaigns through strategic planning.

– Delivered social media monitoring and growth data reports, with monthly ROIs.

– Developed annual marketing plans and manage budgets for digital campaigns.

– Helped to integrate all the agency departments with the newly founded digital one.

– Leaded team members to manage the social media advertising planning for more than 25 social media accounts.

– Managed all digital projects, strategies, and content for social media, blogs, websites and paid media campaigns for 8 clients.

– Created CRM strategies, directly helping brands to target the right audience.

– Worked with social media management and analysis tools and platforms, including but not limited to MailChimp, Trello, Asana, Seekr, SCUP, Publiway, Runrun.it and SYS

 

Projects

As Melhores Coisas de Salvador
Link: http://asmelhorescoisasdesalvador.com.br
Project focused on creating content about Salvador’s culture, gastronomy and leisure options. In less than a year, the project has already accumulated more than ten thousand followers in social media, also presenting:

– Great results with important key words on Google searches.

– Considerable reach of target audiences.

– A huge sense of community and willingness among followers.

Apaixonados por Séries
Link: http://apaixonadosporseries.com.br
Launched the website about TV shows in 2009 and have been blogging and managing it since then. The project achieved a strong, visible social media and online presence, with more than 30 million pageviews, 8 million readers and thousands of followers in Facebook, Instagram and Twitter.

– Lead 20 team members to write and post different and unique articles for the website.

– Create content for the website in the WordPress platform, always prioritizing quality writing combined with SEO techniques.

– Work with Google Analyst, Twitter, Instagram and Facebook Insights.

– Achieve more than 700 thousand page views monthly.

Projects

As Melhores Coisas de Salvador
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Project focused on creating content about Salvador’s culture, gastronomy and leisure options. In less than a year, the project has already accumulated more than ten thousand followers in social media, also presenting:

– Great results with important key words on Google searches.

– Considerable reach of target audiences.

– A huge sense of community and willingness among followers.

Apaixonados por Séries
Link: http://apaixonadosporseries.com.br
Launched the website about TV shows in 2009 and have been blogging and managing it since then. The project achieved a strong, visible social media and online presence, with more than 30 million pageviews, 8 million readers and thousands of followers in Facebook, Instagram and Twitter.

– Lead 20 team members to write and post different and unique articles for the website.

– Create content for the website in the WordPress platform, always prioritizing quality writing combined with SEO techniques.

– Work with Google Analyst, Twitter, Instagram and Facebook Insights.

– Achieve more than 700 thousand page views monthly.
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