EN

PT

Cristal Bittencourt


Digital Media Specialist | Blogger

image

Salvador e sua primeira edição do Wordcamp

December 10, 2014


Quem vive em Salvador sabe: não é sempre que a gente vê eventos bacanas por aqui. Seja por falta de incentivo, iniciativa ​ou interesse, a verdade é que temos poucos eventos realmente interessantes na capital baiana. Então quando aparece alguma coisa, o papel de quem quer crescer (no trabalho, na vida!) só pode ser um: correr que nem formiga quando vê açúcar.

E foi assim com a primeira edição do Worcamp por aqui. Quem é rato de evento estava lá, apoiando o novo projeto. Quem não é, teve uma ótima oportunidade de conhecer profissionais da sua própria cidade e gente de fora. Além dessa que vos fala, estavam lá os representantes da terra: Ian Castro, Ted K’, Sergio Costa, Amon Caldas, e profissionais igualmente bacanas vindos de fora e que eu ainda não conhecia.

Minha palestra não podia ser sobre outro tema: conteúdo. Ainda existe uma certa rejeição (ou desconhecimento?) das pessoas ao linkarem WordPress e Conteúdo. É normal ver palestras sobre desenvolvimento, design, mas conteúdo nem tanto. Mas porque? Afinal, o WordPress é ou não é um sistema de gerenciamento de conteúdo? Partindo desse princípio, duas perguntas nortearam a minha palestra: se as pessoas gastam a maior parte do seu tempo conectadas nas redes sociais, então pra quê se preocupar com a criação de conteúdo para sites? Pensar em criação de conteúdo para sites é pensar em WordPress? Os slides e alguns comentários você confere aqui.

Pra quem trabalha com criação de conteúdo no dia-a-dia, a palestra do Ian Castro também estava imperdível. Ela falou sobre SEO, através de uma abordagem prática de verdade. Dando dicas de como investir em palavras-chave e seus sinônimos, como nomear imagens, como utilizar a cauda longa a seu favor, etc.

Já a Priscilla Saldanha veio lá do Recife falar um pouquinho de personal branding através de blogs. Qual a marca mais importante que você tem pra divulgar? A sua. E Priscilla focou sua palestra na importância de acreditarmos na nossa própria marca, profissionalizando-a e dando ao seu branding pessoal a mesma importância que você dá aos seus cliente. Ou mais!

Para mais detalhes sobre outras palestras, principalmente aquelas focadas em desenvolvimento, sugiro a leitura do blog da Luisa Ambros que esteve lá e registrou quase tudo (digo “quase” porque todas as palestras aconteciam simultaneamente).

Mas é impossível falar sobre o Wordcamp Bahia e não citar o cara que viabilizou a coisa toda: Leo Baiano. Fica aqui o meu agradecimento a você e a todos que lhe ajudaram a montar o primeiro Wordcamp do Nordeste! Como eu ouvi você dizer em alguns momentos: é tudo nosso!

​Não deu pra ir? Ano que vem tem mais, não só Wordcamp como vários eventos ao longo do ano. Fique ligado no​ WordPress Bahia.

Read more:

Card image cap
Cristal Bittencourt

Digital Media Specialist | Blogger

A brazilian millennial that transformed her passion into a career.