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Workflow da criação de conteúdo: do planejamento ao post

December 7, 2014

Ontem foi dia de Wordcamp em Salvador, a primeira edição do Nordeste, e eu estive por lá falando um pouquinho sobre o workflow da criação de conteúdo.

Mas porque muitas vezes a criação de conteúdo é deixada em segundo plano? Porque designers e programadores nem sempre respeitam a área? Porque é difícil fazer o cliente entender que conteúdo é um negócio sério e que ele precisa de pessoas qualificadas para criá-lo?

Hoje a internet já atinge mais de 176 milhões de lares brasileiros e muita gente passa boa parte do seu dia conectado. Mas se as pessoas gastam a maior parte do seu tempo nas redes sociais, então pra quê se preocupar com a criação de conteúdo para sites?  Você quer que o principal canal de comunicação da sua marca seja uma rede com data de validade? Então taí sua resposta. A vez do Orkut já passou, a do My Space também. Até quando vai durar o reinado do Facebook? E a ascensão do Instagram? Quando essas redes sociais digitais morrerem, você não vai perder seu conteúdo se ele estiver em um site – lembre-se disso.

E se você trabalha em um site ou em uma agência, como trabalhar com criação de conteúdo em equipe? Como funciona esse workflow? Planejamento, cronograma e criação colaborativa são palavras-chave. Use e abuse das ferramentas que podem te ajudar: extensões do Chrome, soluções do Google, aplicativos, plugins do próprio WordPress. Tudo isso vai te ajudar a se manter organizado e focar no que realmente importa: o conteúdo.

Se quiser tirar alguma dúvida ou simplesmente bater um papo, a área de comentários tá aí pra isso 🙂

Meu agradecimento a Jorge Martins, meu chefe (e amigo), que transformou meu power point de quinta série em algo profissional.

Cristal Bittencourt

Digital Marketing and Paid Media are my thing. Adicted to TV shows, books, Twitter and agency life.